Minha lista de blogs

7° Sessão Ordinária do Quarto Período Legislativo, Casa Viterbo Inácio de Araújo 14/11/2024

sábado, 29 de junho de 2024

Centro de Medicina Preventiva do HSE traz qualidade de vida a pacientes hipertensos e diabéticos

Serviço promove o acompanhamento, através de uma equipe multidisciplinar, com o objetivo de evitar complicações provocadas pelas doenças.

Buscar qualidade de vida e ensinar a conviver com a Hipertensão, Diabetes e Doenças Pulmonares é o objetivo principal da equipe do Centro de Medicina Preventiva (Cempre), vinculado ao Hospital dos Servidores do Estado (HSE), que atende, atualmente, a 500 pessoas.  

Uma equipe multidisciplinar, formada por endocrinologista, pneumologista, cardiologista, nutricionista, enfermeiro e assistente social, recebe os pacientes, observa o quadro clínico deles, orienta no controle das doenças e ainda realiza atividades educativas, palestras e dicas de como preparar uma refeição saudável.

De acordo com a coordenadora do serviço, Jacilene Carvalho, “os pacientes já chegam com hipertensão e diabetes, o nosso trabalho é acompanhá-los e orientá-los sobre os cuidados para evitar complicações com as doenças”. Entre os principais problemas causados pelo descuido com a taxa de açúcar no sangue estão a neurapatia diabética, tipo de dano no nervo que afeta principalmente pernas e pés; e a Retinopatia diabética, que são as complicações nos vasos sanguíneos da retina. Já quem não cuida da pressão alta pode adquirir doenças renais e insuficiência cardíaca, além de outros problemas.

Telmo Miranda, 52, é uma das pessoas atendidas pelo serviço. Diabético e Hipertenso, pretende realizar cirurgia bariátrica devido a obesidade, e está se preparando para a mudança nos hábitos. “É importante esse atendimento do Cempre, porque eu realmente preciso me preparar para a cirurgia, já tentei dietas, não consigo seguir, e tenho pressão alta”, comenta.

Segundo a nutricionista, Naomi Shede, que atende Telmo, o acompanhamento das pessoas que fazem bariátrica é feito antes e depois do procedimento, porque o momento é de mudança de mentalidade por parte do paciente. A nutricionista também aproveita para reforçar que, “as pessoas hipertensas e diabéticas devem se conscientizar na busca de rotinas que tragam bem-estar, como: atividade física, alimentação saudável e sono adequado, primando pela qualidade de vida, e o Cempre atende os pacientes com essa finalidade”.  

O Centro de Medicina Preventiva do HSE funciona na Rua da Hora, 862, bairro do Espinheiro. No local também são atendidos egressos clínicos, pacientes que estavam internados e receberam alta, para continuidade do tratamento. O Cempre conta ainda com um posto de vacinação. 



Doriel Barros participa do lançamento da pré-candidatura de Vini Castello a prefeito de Olinda

O presidente do PT em Pernambuco foi uma das várias lideranças políticas presentes no evento

O deputado estadual Doriel Barros participou, na manhã deste sábado (29), do lançamento da pré-candidatura de Vinícius Castello à Prefeitura de Olinda. O ato reuniu várias lideranças petistas, de movimentos sindicais e representantes da Federação PT - PV - PCdoB. 

Para o presidente do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco, a pré-candidatura de Vinícius representa a união do campo progressista na Marim dos Caetés e a perspectiva de  um futuro melhor para Olinda. 

"Nós temos uma base política e social que acredita que é possível chegar nos quatro cantos do município de Olinda levando uma mensagem de esperança. É preciso devolver a dignidade para as pessoas. A pré-candidatura de Vinícius é forte e representa uma verdadeira transformação social em Olinda", afirma Doriel.




Em Caruaru, governadora Raquel Lyra vistoria instalação de túnel da Adutora do Agreste e a obra do Parque Janelas para o Rio

Uma importante instalação para a estrutura da Adutora do Agreste foi vistoriada pela governadora Raquel Lyra, em Caruaru, no Agreste Central, neste sábado (29). A gestora acompanhou a construção do túnel sob a BR-232 que está sendo instalado para a passagem da Adutora do Agreste, com o objetivo de permitir levar mais água do Rio São Francisco para o município. A Compesa está executando a instalação dessa travessia, que tem 61,5 metros de comprimento. Ainda no município, a chefe do Executivo vistoriou as obras do Parque Janelas para o Rio, que teve a obra retomada em abril deste ano. 

“A Adutora do Agreste já é realidade. Uma obra fundamental para tirar a falta d’água dessa região, permitindo que o nosso povo possa ser mais feliz. Fiquei surpresa com a complexidade desse trecho da obra que vai garantir que a água possa chegar nas localidades sem ter a necessidade de explosões. É a maior obra do interior do estado de Pernambuco feita com essa tecnologia”, destacou Raquel Lyra.

Já foi executado quase 60% da instalação do túnel e a previsão é que seja concluído em agosto. “Temos duas estações de tratamento grandes, aqui no bairro Petrópolis e outra no Salgado, e as duas não estão interligadas. Essa obra é o que vai promover essa conexão, fazendo com que a água chegue na Estação de Tratamento de Água do Salgado, podendo se distribuir para cidades próximas”, explicou o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo.

Após sair do túnel, o traçado da Adutora do Agreste seguirá pelo loteamento Eldorado. A expectativa dos técnicos da Compesa é que até o fim do ano a adutora chegue à Estação de Tratamento de Água do Salgado, em Caruaru, ampliando em 600 litros de água por segundo a disponibilidade para o município.

No trecho da Adutora do Agreste que corresponde aos serviços para a entrega de água em Caruaru, Gravatá e Bezerros, o investimento é de aproximadamente R$ 92 milhões e vai beneficiar 526 mil pessoas a partir de abril do próximo ano.

JANELAS PARA O RIO — no final da manhã, a Governadora vistoriou as obras do Parque Janelas para o Rio, que vai contar com uma área total de 6,66 hectares. Este é o sexto equipamento que integra o conjunto de parques do programa, previsto no plano hidroambiental da bacia do rio Ipojuca.

A obra, que foi retomada no último mês de abril, tem previsão de duração de sete meses e receberá um investimento, dos cofres estaduais, no valor de R$ 8,2 milhões. Durante a visita, a gestora realizou plantações de mudas de aroeira e algodão da praia, simbolizando as cerca de seis mil mudas que serão plantadas no local.

“Essa é mais uma obra retomada pelo Governo de Pernambuco, para entregar um parque lindo para a cidade de Caruaru”, afirmou a governadora.

Estiveram acompanhando a agenda os secretários estaduais Eduardo Vieira (chefe de Gabinete da governadora), coronel Hercílio Mamede (Casa Militar), Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas), Joana D’arc (interina da Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência) e Juliana Gouveia (interina da Mulher); a presidente da Apac, Suzana Montenegro; o diretor-presidente da Agência Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, André Teixeira; o presidente da Câmara de Vereadores de Caruaru, Bruno Lambreta; e os vereadores Ricardo Liberato, Nelson Diniz e Aline Nascimento.


Fotos: Janaína Pepeu/ Secom

Moda Center realiza 1ª edição do MBXP em Santa Cruz do Capibaribe

 

De 23 a 24 de julho, o Centro de Eventos do Moda Center e o Auditório do Moda Center serão os locais para a realização do MBXP – Moda Business Experience; com a proposta de ser um dos principais eventos voltados para a moda e negócios no Polo de Confecções de Pernambuco.


O MBXP conta com a realização do Moda Center e a apresentação da Soul Têxtil, tendo o objetivo de desenvolver, conectar, capacitar e gerar visibilidade para o centro de compras e seus parceiros, além de transformar engajamento em vendas físicas e digitais para as empresas de confecções.


Objetivos do Evento:


  • Desenvolver: Promover o crescimento e o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes.
  • Capacitar: Oferecer treinamentos e capacitações que aprimorem as habilidades e conhecimentos dos envolvidos no setor da moda.
  • Inspirar: Motivar e inspirar os participantes através de palestras e talks com experts renomados.
  • Conectar: Facilitar o networking e a criação de parcerias entre profissionais, empresas e influenciadores do setor.
  • Potencializar os eventos do Moda Center e região: Ampliar o alcance e a relevância dos eventos realizados no Moda Center e na região.
  • Gerar visibilidade para o Moda Center e seus parceiros: Aumentar a exposição e a notoriedade do Moda Center e das empresas parceiras presentes no evento.
  • Aquecer o mercado local de confecção, indústria e comércio: Estimular a economia local através de oportunidades de negócios e parcerias.
  • Transformar o engajamento em vendas offline e online: Converter a participação e o interesse dos participantes em vendas concretas, tanto físicas quanto digitais.


O que terá no MBXP


Palestras, talk shows, murais de discussão e rodada de negócios com exposição das últimas novidades para o setor serão realizados. A programação completa será divulgada em breve. 


Principais Palestrantes Confirmados:

  • Chai Demarch: Influenciadora, proprietária das lojas “Meu Armário Favorito” e “Mark Center”, palestrante e mentora de negócios.
  • Tom Teles: Embaixador do e-commerce no Brasil e especialista em vendas nas plataformas Shopee, Mercado Livre, Shopify e outros marketplaces.
  • Eduardo Christian: Embaixador das confecções, idealizador da mentoria “Costurando o Sucesso” e mestre em estratégias para impulsionar e transformar empresas do setor.
  • Geraldo Rufino: Palestrante, escritor best-seller e fundador da JR Diesel – a maior recicladora automotiva da América Latina.
  • Caio Coppolla: Jornalista, especialista em comunicação digital, palestrante e apresentador da CNN Brasil. É considerado uma das 10 personalidades mais influentes no cenário nacional.


Estrutura: 

O MBXP contará com ambientação imersiva, moderna estrutura de som, iluminação, decoração exclusiva e muito conforto para o público. O evento terá 750 assentos, 10 estandes com as últimas novidades para o setor e um palco com 200m² em painéis de LED para ampliar a experiência apresentada aos participantes. O Auditório do Moda Center, com capacidade para 100 lugares, será utilizado pela Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (ASCAP) para diversas capacitações ministradas por profissionais renomados.


Formato do Evento:


  • Stands Exclusivos: 10 stands onde marcas irão expor seus serviços e produtos.

  • Pitch de Marcas: Abertura para marcas de confecção realizarem apresentações no palco, incluindo desfiles, apresentações ou pitches de vendas com 10 minutos de duração cada.

  • Palestras e Talks: Serão 11 experts renomados, incluindo Chai Demarch, Tom Teles, Eduardo Christian, Caio Coppolla e Geraldo Rufino.

  • Murais de Discussão: Espaço onde quatro palestrantes trarão temas relevantes para o setor.


Passaportes:


Serão disponibilizados passaportes para 750 pessoas por dia, totalizando até 1.500 passaportes ao longo do evento. Os passaportes podem ser adquiridos na plataforma Sympla, onde dois modelos serão comercializados:


  • Passaporte Launch: Contempla todas as atividades do MBXP (palestras, talks, pitches e murais de discussão), podendo ser adquirido para os dois dias de evento ou para cada dia separadamente.
  • Passaporte VIP: Garante, além de todas as atividades do MBXP, o acesso ao “Lounge Experience”, uma área exclusiva com coffee-break onde os palestrantes e empresas estarão presentes para networking e ampliar ainda mais a experiência dos participantes.

Para mais informações, acesse as redes sociais do evento (@modabxp) ou entre em contato pelo WhatsApp (81) 3759-1004. Os passaportes podem ser adquiridos pelo Sympla, no link: 


https://www.sympla.com.br/evento/mbxp-moda-business-experience-2024/2526680



Frase Inspiradora: "O universo da confecção e dos negócios está em uma rápida e constante evolução. Mas, para liderar no caminho do sucesso, é indispensável estar sempre um passo à frente."


Pacto entre Sudene, universidades e Consórcio marca o desenvolvimento do Nordeste do futuro

Será criada a Rede ICT Nordeste para fomentar a inovação da região, voltada para o aumento da competitividade

 Em uma iniciativa inédita, a Sudene, as instituições de ciência e tecnologia na região e o Consórcio Nordeste de Governadores deram o primeiro passo para criação da Rede ICT Nordeste (Redictne), com a assinatura de uma carta de intenções durante reunião realizada nesta sexta-feira (28) na capital pernambucana. O objetivo central da iniciativa é a reafirmação do papel dessas instituições, articuladas para o diálogo com os demais atores político-institucionais presentes na região, para a promoção do desenvolvimento regional. 

Tornar a região competitiva, aproveitando a janela de oportunidades a partir da neoindustrialização é o que move a iniciativa. Para se inserir no novo cenário nacional, o Nordeste precisa estruturar as cadeias agroindustriais e digitais, o complexo industrial de saúde, investir na bioeconomia e na descarbonização e transição e segurança energéticas, promover a transformação digital da indústria e desenvolver tecnologias de interesse para soberania e defesa nacionais.

“Esse é um momento histórico: pela primeira vez a Sudene reuniu aqueles que representam a ciência, a pesquisa e a inovação no Nordeste, para que juntos possamos pensar o Nordeste do futuro, incorporando a pesquisa ao Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), a Nova Indústria Brasil (NIB), ou seja, agregar aqueles que têm conhecimento àqueles que estão formulando os planos para que a gente possa transformar em realidade tudo isso e mudar a vida do povo do Nordeste”, afirmou o superintendente da Sudene, Danilo Cabral. O gestor ressalta que a melhoria na competitividade da região só pode ser alcançada a partir de investimentos em infraestrutura, avanços na educação e inovação. 

De acordo com o reitor Josealdo Tonholo, da Universidade Federal de Alagoas, a ideia é lançar um pacto pelo desenvolvimento do Nordeste. “Cada universidade presente na região tem uma peculiaridade, que se soma às ações da Sudene, e muito conhecimento sobre os territórios em que atuam e, por isso, podem contribuir fortemente para a criação de estratégias de reposicionamento do desenvolvimento da região. E essa visão do desenvolvimento regional deve ser construída de forma pactuada com todos os atores políticos-institucionais nordestinos”, destacou. 

Estavam presentes, na reunião, representantes de nove universidades das 20 que integram a Rede Nordeste (Rene) da Associação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). “Nós temos capacidade técnico-científica de aplicação dos resultados. Não existimos apenas para preencher currículos na plataforma Lattes”, frisou a reitora Ludimilla Oliveira, Universidade Federal Rural do Semiárido ao falar sobre a contribuição que as universidades podem dar para o aumento da competitividades regional. 

De forma prática, espera-se que seja assinado um acordo de cooperação técnica com todos os integrantes da Rede em dois meses, já com a definição do plano de trabalho e as metas a serem alcançadas. A primeira “entrega” da iniciativa será um mapeamento das pesquisas em andamento nas instituições de ciência e tecnologia da região alinhadas com as missões da nova política industrial brasileira. Em seguida, será elaborada uma agenda de pesquisas a partir das necessidades do Nordeste, com o olhar para a inovação, o que levará à necessidade de discutir as políticas de financiamento, que não fazem jus aos desafios regionais.  

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal de Pernambuco, Pedro Carelli, ressaltou a importância de “acelerar o acoplamento entre universidade, empresas e governos, incentivando o empreendedorismo e a transferência de conhecimento”. “As políticas de desenvolvimento devem priorizar a inovação e as universidades têm muito a contribuir nesta área”, acrescentou. 

Também presentes os diretores Álvaro Ribeiro (Planejamento) e Heitor Freire (Gestão de Fundos e Incentivos Fiscais) da Sudene, os reitores Airon Aparecido Silva de Melo (UFAPE), Maria José de Sena (UFRPE) e os vice-reitores Liana Filgueira (UFPB), Claudia Carioca (Unilab), além de Paulo Cavalcanti e Iure Paiva, ambos da UFPB. Já na próxima semana as equipes técnicas da Sudene e das universidades darão início à elaboração da minuta do acordo de cooperação técnica e do plano de trabalho.


Dra. Cátia entrega 55 títulos definitivos a moradores do bairro Boa Vista em Jataúba do programa " Moradia Legal Pernambuco".

Na tarde dessa sexta-feira, (28), a prefeita de Jataúba Dra. Cátia, entregou cinquenta e cinco títulos definitivos para moradores do bairro Boa Vista, durante solenidade na Câmara Municipal de Jataúba. As escrituras foram entregues devidamente registradas, do Núcleo Joedilson Joaquim da Silva, mediante " Moradia Legal Pernambuco". Seis quadras que não tinha registros foram regularizadas, com os documentos muitas famílias tem a oportunidade de ter a propriedade legítima de seus terrenos.
Na ocasião, além da Prefeita Dra. Cátia, o secretário de Infraestrutura Boniek, vereadores Fernando Firoca e Zito Lopes, estiveram presentes Dra. Ludmilla Belchior representando o TJPE e a Corregedoria Geral de Justiça, e Dra. Bianca Rocha, representando a Coordenadoria da Mulher do TJPE, servidores do cartório e da prefeitura, onde foi ressaltada a importância da ação, com a valorização dos imóveis bem como a segurança jurídica que tem como meta a prevenção de conflitos.
A prefeita Cátia falou que: "foi um desafio, e não foi fácil, para fazer um trabalho desse aqui em Jataúba, infelizmente a gente não temos um corpo técnico, mais não medimos esforço para que isso acontecesse, e pode contar com nosso apoio que a gente vai continuar, eu agradeço a vocês por acreditar em minha equipe, e hoje estamos aqui entregando os títulos de suas propriedades, porque enquanto prefeita estiver a gente vai tá aqui juntos, porque só a gente não faz nada, junto com o cartório e com essa minha equipe," destacou a prefeita Dra. Cátia.

Foi feita também a divulgação da campanha “Sem violência a moradia se torna legal” sendo distribuido materiais informativos sobre os tipos de violência contra a mulher e os locais onde ela pode pedir ajuda e obter acolhimento e orientações. 

Representando o cartório de Jataúba, Aparecida Queiroz destacou, "O Moradia Legal Pernambuco é um programa desenvolvido através de um convênio com o Tribunal de Justiça, Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco, Universidade Federal, em parceria com Prefeituras e Cartórios, em conformidade com a Lei 13.465/2017 e do Decreto 9.310/2018, com o objetivo de, além da regularização dos imóveis ocupados por população de baixa renda, promover o desenvolvimento de políticas públicas. Ficou ainda consignado pelos responsáveis pelo programa, que a meta é deixar 95% da cidade de Jataúba regularizada, gerando mais riquezas para os munícipes, tendo em vista que, cada imóvel regularizado tem um aumento de cerca de 30% do valor. Além disso, já fora discutida a regularização dos Vilas de Passagem do Tó, Jundiá, Riacho do Meio e Jacu", finalizou Aparecida.

Mais detalhes acesse no link a transmissão realizada na Câmara Municipal, https://www.instagram.com/reel/C8xPss5xpsT/?igsh=MTdzNWhzOWFnZjVxNA==




































sexta-feira, 28 de junho de 2024

Governadora Raquel Lyra nomeia mais de 630 servidores públicos estaduais, e programa convocação de quase 5 mil professores até dezembro

O Governo de Pernambuco nomeou 632 novos servidores do Estado, com publicação divulgada no Diário Oficial desta sexta-feira (28). Entre o total dos novos profissionais, 150 são professores da Educação Básica. A governadora Raquel Lyra divulgou que, até o final deste ano, mais de 4,9 mil professores estaduais serão nomeados para fortalecer a educação em Pernambuco. 

“As novas nomeações reforçam nosso compromisso de garantir melhor gestão na administração estadual, além de fortalecer as áreas em que Pernambuco precisa avançar. A nomeação de novos professores que irão integrar a educação estadual mostra que estamos priorizando esses profissionais porque sabemos da importância da educação na vida de todas as pessoas. Até dezembro de 2024, iremos nomear 4,9 mil professores para a nossa rede de ensino”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Além dos 150 professores, foi publicada a nomeação de 185 Analistas em Gestão Educacional e 224 Assistentes Administrativos Educacionais, vinculados à Secretaria de Educação e Esportes (SEE); 17 Analistas de Apoio Administrativo às Atividades Fazendárias e quatro Assistentes de Apoio Administrativo às Atividades Fazendárias, da Secretaria da Fazenda; três Hemo-Médico, dois Hemo-Técnico-Científico e dois Hemo-Assistente, vinculados à Fundação de Hematologia e Hemoterapia (Hemope).

Além desses, estão na lista de nomeações 44 profissionais para a Procuradoria Geral do Estado (PGE), sendo 23 Assistentes de Procuradoria, nove Analistas Administrativos de Procuradoria e 12 Analistas Judiciários de Procuradoria.

Para a secretária de Administração, Ana Maraíza, essas nomeações irão ajudar a reforçar o quadro de servidores do Estado. “Desde que a governadora Raquel Lyra assumiu a gestão, uma das grandes preocupações era a realização de concursos públicos para que o quantitativo de servidores fosse incrementado e, dessa forma, a gestão pudesse entregar serviços de qualidade à população”, pontuou.

NOMEAÇÕES - Apenas em 2023, a atual gestão nomeou mais de 5,6 mil novos servidores que estão atuando nos seguintes órgãos: Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado (Funape); Procuradoria Geral do Estado (PGE); Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE); Secretaria de Defesa Social (SDS); Secretaria de Saúde (SES), entre outras pastas.


Fotos: Miva Filho/Secom

SCJ-PE realiza Encontro Regional do Sistema Socioeducativo - RMR para debater sobre programas que atuam com jovens em conflito com a lei

O reunião resultou na criação de um documento técnico coletivo para o desenvolvimento de estratégias com o intuito de integrar o meio aberto e fechado na promoção da escolarização

As estratégias e ações para fortalecer os programas voltados para o sistema socioeducativo de Pernambuco foram pautadas de forma conjunta, nesta quinta-feira (27/06), por meio da iniciativa de integração promovida pela Secretaria da Criança e Juventude (SCJ), por meio da sua Gerência Geral do Sistema Socioeducativo. O foco do Encontro Regional do Sistema Socioeducativo foi na escolarização de jovens em conflito com a lei na Região Metropolitana do Recife (RMR) em cumprimento de medida nos meios aberto e fechado.

O evento, que ocorreu na Escola de Governo da Administração Pública de Pernambuco (Egape), no bairro da Boa Vista, no Recife, contou com a participação do secretário da pasta, Ismênio Bezerra. O gestor abriu a roda de conversas sobre a ressocialização dos jovens egressos do sistema socioeducativo. “Reunir todos os esforços e recursos disponíveis para garantir que esses jovens tenham uma segunda chance é nosso principal objetivo. A escolarização e a profissionalização são ferramentas essenciais para transformar vidas e reintegrar esses adolescentes à sociedade de forma digna e produtiva, até que esses jovens consigam definitivamente se emancipar econômica e socialmente,” destacou o secretário.

Representantes da Secretarias Municipais de Assistência Social e de Educação, além de profissionais da área jurídica e técnicos das entidades executoras das Medidas Socioeducativas em meio aberto e fechado, participaram ativamente,  compartilhando experiências e contribuindo com a construção de fluxos embasados na Portaria Conjunta nº 01  de 22 de novembro de 2022.

O encontro contou, além das palestras, com apresentações culturais, oficinas com grupos temáticos de trabalho, e resultou na criação de um documento técnico coletivo para o desenvolvimento de estratégias com o intuito de integrar o meio aberto e fechado na promoção da escolarização, além de monitorar o progresso das iniciativas discutidas e garantir a implementação eficaz das ações propostas, com reuniões periódicas já agendadas ao longo do ano para avaliar os resultados e ajustar as estratégias conforme necessário.




Lula: ‘Vou mostrar a Bolsonaro que só perde eleição quem está na presidência se for incompetente’

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que não tem preocupação se o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) poderá se candidatar novamente ao Palácio do Planalto e sugeriu que haveria mais condições de derrotá-lo em 2026. As declarações ocorreram em entrevista à Rádio Itatiaia, nesta quinta-feira, 27, em Minas Gerais.

“Eu não me preocupo se ele vai ser candidato ou não. Eu não veto candidato adversário”, disse o presidente. “Se ele conquistar o direito de ser candidato, que seja candidato.” Lula continuou: “Ora, se eu derrotei ele quando eu era oposição e ele situação, imagina agora que sou situação e ele, oposição. Eu vou mostrar para ele que quem está na Presidência só perde uma eleição se for incompetente”.

Questionado se a declaração seria uma confirmação de sua candidatura à reeleição em 2026, Lula recuou. “Não, não. Também é cedo. Eu sou um jovem de 78 anos de idade, eu me considero em pleno estado de saúde, eu tenho muita força física, eu tenho muita capacidade de trabalho. Mas eu não vou levar o povo brasileiro a cometer um erro. Eu vou chegar no momento certo”, disse. Lula acrescentou: “Não precisa ser eu. A única hipótese que eu disse que eu posso ser candidato é que se todos os indicadores mostrarem que eu sou a única pessoa para derrotar o fascismo e a extrema-direita, eu não teria problema de ser candidato. Mas eu espero que a gente, até lá, arrume uma pessoa mais competente, mais jovem e com mais disposição”.

Bolsonaro foi condenado à inelegibilidade por oito anos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em junho de 2023. No julgamento, os magistrados identificaram abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.




quinta-feira, 27 de junho de 2024

Ferrovia Norte-Sul: veja detalhes da construção de 2,2 mil km que custou mais de R$ 11 bilhões e levou quase 40 anos para ficar pronta

Obra ficou marcada pelas mudanças no projeto e denúncias de desvio de verba. Ferrovia corta quatro regiões do país e liga portos de Itaqui (MA) a Santos (SP).

A Ferrovia Norte-Sul tem 2,2 mil km, demorou quase 40 anos para ser finalizada e custou mais de R$ 11 bilhões. Durante esse período, foram identificados desvios milionários de verbas. Após a conclusão, a ferrovia recebeu sua primeira viagem completa na última semana. Projeções da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apontam que 22,7 milhões de toneladas de carga devem passar pelos trilhos até 2055.

Com a conclusão do trecho goiano, a ferrovia agora liga quatro regiões do país, passando por cinco estados, ligando os portos de Itaqui (MA) a Santos (SP). “É uma ferrovia que basicamente foi construída com recursos públicos, 90% da obra. Mas houve concessões e subconcessões nesse período para permitir a conclusão da obra”, disse o secretário Nacional de Transporte Ferroviário Leonardo Ribeiro.

No trecho norte, a VLI é a administradora. No tramo central e sul, a empresa Rumo é a responsável.

O secretário apontou que o valor total da obra é difícil de ser precisado. O trecho entre Porto Nacional (TO) e Estrela D’Oeste (SP) custou R$ 11 bilhões. Já o ramal sul, entre Porto Nacional e Açailândia (MA) sofreu com trocas de moeda no período e crise inflacionária, o que torna impreciso a estimativa do valor investido.

                     Histórico

A ferrovia começou a ser construída em 1987. Na época, a obra era administrada pela Valec, empresa pública que era vinculada ao Ministério da Infraestrutura. Atualmente, a Valec foi fundida a outra estatal, dando origem à Infra S.A.

Inicialmente, o projeto tinha 1,5 mil km e ligava Açailândia (MA) a Anápolis, a 55 km de Goiânia. Porém, depois, o projeto foi ampliado e a ferrovia seguiria até Estrela D’Oeste (SP).

Em 2007, o primeiro trecho, entre Açailândia e Porto Nacional (TO) foi concluído e passou a operar sob concessão a uma empresa privada de logística. São cerca de 720 km de trilhos

Em 2019, o trecho que sai do Tocantins e vai até São Paulo, passando por Goiás e Minas Gerais, foi passado para a empresa Rumo, que concluiu as obras. Ao todo, são 1.537 km de ferrovia.

                   Vantagens

A expectativa do Governo Federal é que, com a conclusão da obra, haja um crescimento na produção agrícola do país para exportação, além de um desenvolvimento das cidades próximas à ferrovia. Além disso, há um impacto na segurança de rodovias e qualidade ambiental.

                 Realidade

O maquinista Wodson Baltazar Silva, de 33 anos, não era nascido quando as obras começaram. Ele foi o responsável por fazer a primeira viagem após a conclusão da ferrovia.

Moradores que vivem próximos à linha do trem se surpreendem com a passagem dos vagões após anos de obras. A dona de casa Elvia Antunes foi para a rua tirar fotos. “Registrar, porque a gente nunca tinha visto. Isso é uma maravilha para Santa Helena de Goiás”, contou.

                 Primeira viagem

A primeira viagem feita foi em caráter de comissionamento, o que significa que a locomotiva segue em uma velocidade reduzida. Uma composição com 112 contêineres saiu de Cubatão, em São Paulo, e seguiu até Anápolis. A carga era de defensivos agrícolas, algodão e peças importadas para a fabricação de carros.

“É muito simbólica a passagem do primeiro trem sobre esses trilhos. Promove uma integração do país com fluxos nos dois sentidos, tanto da cadeia agropecuária como da cadeia industrial, mas também conecta o interior do Brasil ao mundo, uma vez que ele liga o interior do Brasil, o Centro-Oeste, aos principais portos do país”, disse o vice-presidente de regulação e expansão da Rumo, Guilherme Penin.

A carga foi levada até o Porto Seco de Anápolis, que passou por uma adaptação para abrigar o terminal de contêineres.

“São muitos anos de espera, e essa expectativa está relacionada a investimentos que foram feitos já há muito tempo, tanto pelo Porto Seco quanto pela própria ferrovia. E há uma expectativa muito grande do usuário, de quem precisa de transporte aqui na região”, afirmou Everaldo Fiatkoski, diretor de operações do Porto Seco de Anápolis.

O transporte ferroviário deve gerar também um impacto ecológico. Uma locomotiva com 80 vagões pode substituir 170 carretas e fazer viagens mais longas.

“A nova operação desse novo corredor vai dar a oportunidade de reduzir nos próximos cinco anos uma coisa como 160 mil toneladas de CO2. Então, se você considerar que muitas dessas empresas hoje estão buscando uma solução mais limpa, sustentável, além dos benefícios diretos em relação à segurança e custos, a gente tem um benefício muito grande para o meio ambiente”, concluiu Daniel Salcedo, diretor comercial da Brado, empresa de logística que opera no trecho.




“Parabéns Governadora Raquel Lyra”, diz Léo do AR sobre Gravatá receber o projeto ‘Pernambuco Meu País’ que acontece em julho

O presidente da câmara de Gravatá, Léo do AR (PP), parabenizou a governadora Raquel Lyra (PSDB), por contemplar, com sua equipe, o município de Gravatá que durante os dias 26, 27 e 28 de julho receberá a 1ª edição do PROJETO PERNAMBUCO MEU PAÍS.

Para Léo do AR, o evento representa o fomento da cultura e do desenvolvimento econômico do município, que já tem sua identidade turística. O parlamentar disse que o governo do Estado não esqueceu Gravatá e que por essa razão toda congratulação é válida.

Léo do AR também é presidente da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), e por essa razão estendeu os parabéns para os demais municípios que receberão a edição do evento, que no passado já foi chamado de Circuito do Frio.

Eu queria parabenizar, em nome de todos os munícipes de Gravatá, em nome, também, do partido Progressista de Gravatá, a Governadora Raquel Lyra. Estes parabéns que damos para ela por ofertar e não esquece Gravatá neste momento que aquece a economia. Parabéns, Raquel por não esquecer da nossa querida Gravatá”, disse Léo do AR durante o uso da tribuna.




Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe solicitam investigação de contrato milionário da Prefeitura

O bloco de atuação parlamentar da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, composto pelos partidos União Brasil, PL e Avante, esteve nesta quarta-feira (26) no Ministério Público Federal e na Polícia Federal em Caruaru. Os vereadores Nailson Ramos, Jéssyca Cavalcanti, Zé Boi e Demir da Saúde, acompanhados do ex-vereador Ernesto Maia, apresentaram informações sobre a investigação da Polícia Federal na Prefeitura de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. A investigação envolve supostas fraudes em processos licitatórios relacionados à ONG Agência Brasileira de Desenvolvimento Econômico e Social dos Municípios (ABDESM).

Conforme divulgado pela imprensa, a investigação visa esclarecer dispensas de licitações realizadas pela ONG, que apresenta indícios de ser uma "empresa de fachada". Esses fatos intensificaram a preocupação dos parlamentares em relação ao Termo de Fomento N° 020/2024, firmado através da Chamada Pública N° 005/2023, entre a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe e a referida ONG, no valor de mais de 8 milhões de reais.

A falta de transparência e as suspeitas de que a ONG esteja sendo paga com recursos do FUNDEB para terceirizar prestadores de serviço na educação alarmaram os vereadores. "O valor envolvido no contrato e a carência de informações acendem o sinal de alerta para nós", declarou Nailson Ramos.

Diante disso, os vereadores solicitaram que as autoridades apurem as ações da ONG e tomem medidas para garantir que os direitos da população e os recursos públicos sejam preservados. "Nossa bancada está comprometida em assegurar que cada real destinado à educação seja utilizado de forma transparente e eficiente", enfatizou Jéssyca Cavalcanti.

A visita ao Ministério Público Federal e à Polícia Federal demonstra a seriedade com que a bancada trata o caso, exigindo uma investigação aprofundada e a correção de qualquer irregularidade. O prefeito Fábio Aragão, responsável pelo contrato milionário com a ONG sob investigação, poderá ser chamado a prestar esclarecimentos sobre o uso dos recursos públicos.

"São milhões de reais que a prefeitura paga a essa empresa, que agora está sendo investigada pela Polícia Federal. Não podemos permitir que a educação da cidade seja terceirizada de maneira suspeita", concluiu o ex-vereador Ernesto Maia.

A expectativa é que as investigações avancem rapidamente, revelando a verdade sobre os processos licitatórios e o uso dos recursos do FUNDEB, garantindo a transparência e a boa gestão dos recursos públicos em Santa Cruz do Capibaribe.





Anderson Correia vai cobrar celeridade nos exames e cirurgias realizadas na rede municipal de saúde

A saúde sempre esteve presente no mandato do vereador Anderson Correia (PP), que ao longo dos últimos anos vem fiscalizando e buscando melho...