Fotos e vídeos: Blog do França

Fotos e vídeos: Blog do França
Foto: Janaína Pepeu
Ao longo deste ano foram nomeados 5.945 novos profissionais para diversas áreas.
O Governo de Pernambuco convocou 742 novos servidores para compor os quadros da Secretaria de Educação, da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) e da Fundação de Aposentadoria e Pensões dos Servidores de Pernambuco (Funape). A nomeação foi assinada pela governadora Raquel Lyra e publicada na edição do Diario Oficial do Estado deste sábado (30). Com esse reforço, o estado alcança a marca de 5.945 nomeações, maior número registrado nos últimos dez anos.
"Chegamos ao último dia do ano com quase seis mil novos servidores nomeados, um recorde para um primeiro ano de governo, todos escolhidos via concurso público. Isso tudo foi possível a partir de um trabalho sério e ininterrupto, que organizou as contas e arrumou a casa, garantindo reforço em áreas fundamentais, como educação, segurança e saúde. Junto com esses novos servidores vamos fazendo as mudanças que Pernambuco quer e precisa", destacou Raquel Lyra.
Do total, 674 profissionais serão locados na Educação, sendo 509 professores, 77 analistas em gestão educacional e 88 assistentes administrativos educacionais. Outros 33 exercerão as atividades na Adagro, sendo 15 fiscais de defesa agropecuária e 18 assistentes de defesa agropecuária. E por fim 35 novos servidores desempenharão suas funções na Funape, sendo 34 analistas em gestão previdenciária e 01 analista jurídico previdenciário.
Para a secretária de Administração, Ana Maraíza, a ampliação do quadro de servidores efetivos do Estado é também um compromisso da atual gestão. “Essa foi uma das missões que recebemos da governadora Raquel Lyra, a recomposição do quadro funcional. Com mais servidores poderemos ofertar serviços de mais qualidade à população”, pontuou a titular da pasta.
Com essas nomeações, o Governo do Estado soma 5.945 novos profissionais para quadros em diferentes secretarias. Entre as áreas mais beneficiadas estão educação, saúde e segurança, com 5,1 mil novos profissionais.
“Vamos concluindo o ano com essa excelente notícia para a educação pública em Pernambuco. São recursos que irão permitir que nossas escolas façam em janeiro serviços de manutenção da estrutura para o início do ano letivo em fevereiro. Ajustamos o programa para que chegue na ponta, reforçando a estrutura das escolas dentro de parâmetros qualificados de acompanhamento e prestação de contas", destacou a governadora Raquel Lyra.
Ivaneide Dantas, secretária de Educação e Esportes, reforça a importância de investir em infraestrutura. "Iniciar o ano letivo de 2024 com esse grande investimento nas escolas é mais um incentivo aos nossos estudantes e profissionais da educação. Seguimos trabalhando para manter as nossas unidades de ensino atrativas, que acolhe as crianças, jovens e adultos do Estado. O nosso objetivo é ofertar não só uma educação de qualidade, mas unidades de ensino equipadas, reformadas e que comportem os sonhos de todos os estudantes".
De acordo o secretário executivo de Administração e Finanças da SEE, Gilson Monteiro, “um importante elemento é o controle de gastos. A exigência agora é muito maior na correição dos atos. O repasse do Investe Escola 2023 acontece após a devida checagem da prestação de contas e da análise das reais necessidades de todas as unidades da rede estadual de ensino”.
Outra novidade na aplicação deste ano é o enfoque na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os estudantes da EJA passam a ter, financeiramente, um valor igual ao do estudante de escola técnica e de escola integral, impulsionando mais pessoas que não concluíram a educação básica a retornar à escola para concluir os seus estudos. Também houve um incremento na Educação Inclusiva. Foi aplicado um referencial de acréscimo de 10% dos valores iniciais às escolas que possuem Salas de Recursos Multifuncionais, bem como os Centro de Atendimento Educacional Especializado.
*Investe Escola* - O Programa Investe Escola Pernambuco é uma política de descentralização de recursos financeiros voltado às escolas da rede pública estadual. Para serem contempladas com os recursos, as escolas deverão, necessariamente, ter Unidades Executoras Próprias (UEx) constituídas. O objetivo do PIEPE é contribuir para a manutenção e a melhoria das infraestruturas física e pedagógica das unidades escolares beneficiárias, tendo como foco a elevação do desempenho escolar, além do fortalecimento da participação da comunidade e da autogestão escolar.
Os procedimentos administrativos que orientam quanto à gestão dos recursos do programa estão dispostos no decreto N° 55.901, de 04 de dezembro de 2023 e foram recomendados pela Portaria SEE Nº 5575, de 11 dezembro de 2023, que ainda justifica e discrimina como os recursos devem ser utilizados. Em linhas gerais, os recursos do PIEPE devem ser empregados em ações que visem: projetos pedagógicos; atividades educacionais; avaliação de aprendizagem; aquisição de material de consumo e permanente; despesas cartorárias; e outras despesas previstas no regulamento do Programa.
No último dia útil deste ano, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Administração (SAD) divulgou, nesta sexta-feira (29), no Diario Oficial do Estado, o calendário de pagamento dos servidores para o ano de 2024.
“A divulgação antecipada da tabela de pagamento mensal para o ano que vem mostra o compromisso do nosso governo com os servidores ativos, aposentados e pensionistas que podem se planejar melhor ao longo do ano com a certeza das datas de recebimento dos vencimentos, proventos e pensões”, destacou a governadora Raquel Lyra. A divulgação anual do calendário de pagamento de forma antecipada foi implantada na atual gestão e acontece pela segunda vez consecutiva.
De acordo com a secretária de Administração, Ana Maraíza, esta ação só comprova a transparência e diálogo que permeiam a relação entre o Governo e seus servidores. “A atual gestão tem o histórico de promover a valorização dos servidores sempre por meio do diálogo contínuo pautado pelos princípios da transparência”, afirmou a secretária.
Número de servidores- Atualmente, Pernambuco conta com cerca de 227 mil servidores, sendo 122,8 mil ativos, 76,8 mil aposentados e 27,2 mil pensionistas (dados de novembro).
CALENDÁRIO
Janeiro - 31/jan
Fevereiro - 29/fev
Março - 28/mar
Abril - 30/abr
Maio - 31/mai
Junho - 28/jun
Julho - 31/jul
Agosto - 30/ago
Setembro - 30/set
Outubro - 31/out
Novembro - 29/nov
Dezembro - 30/dez
13º - 20/dez
Em um 2023 de muito trabalho, foram vários pleitos do parlamentar para o Caruaru, com idas a Brasília, como a luta pelo credenciamento do ICIA no SUS, para ampliação dos leitos de UTI pediátrica para a região; busca por recursos para a ampliação do Hemope Caruaru; requerimentos que resultaram em quase R$ 7 milhões em investimentos no bairro Luiz Gonzaga, com várias ruas calçadas; e na garantia da gratuidade do uso do transporte público por parte dos idosos.
Além disso, o edil celebrou a conquista de uma ambulância para o SAMU, por meio da emenda parlamentar articulada junto à deputada federal Clarissa Tércio; teve ainda o projeto que pediu a construção de casas populares que foi atendido e Caruaru será beneficiada com iniciativa do Governo Federal, com quase mil novas residências; busca pela valorização dos médicos veterinários; diversas políticas públicas animalistas, seguindo firme como o pioneiro na luta pelo primeiro hospital público veterinário de Caruaru, além de mais de 100 resgates, pessoas presas por praticarem maus-tratos e diversos animais salvos.
Esteve em várias reuniões com secretarias de órgãos estaduais e federais, participou de eventos nacionais, promoveu eventos e ações de conscientização contra os maus-tratos e abandono animal, nas zonas urbana e rural de Caruaru, além de palestrar sobre o Direito Animal em várias escolas públicas e privadas, e em câmaras municipais da região.
Com assinatura do decreto que institui os valores do IPVA para o próximo ano, governadora cumpre compromisso de reduzir tributo, que arrecadará R$ 400 milhões a menos e será parcelado em até dez vezes no ano que vem
A governadora Raquel Lyra assinou, na tarde desta quarta-feira (27), o decreto que publica os valores do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o ano de 2024. Seguindo o compromisso do plano de governo de tirar Pernambuco do topo do ranking entre os maiores impostos veiculares do País, passa a vigorar no Estado a partir de janeiro a nova alíquota de 2,4%, tornando Pernambuco o Estado com a menor taxação do Nordeste para esse tipo de imposto. Considerando redução de 2% a 5% na deterioração dos preços dos automóveis usados - de dezembro de 2022 a dezembro de 2023 -, o contribuinte pernambucano terá uma redução inédita, em média, de 24% em relação ao valor pago no ano de 2023.
“Estou assinando o decreto com a publicação da tabela de valores do IPVA, que será cobrado a partir de fevereiro com o menor valor do Nordeste. Esse é um compromisso que cumprimos do nosso plano de governo para que os motoristas possam pagar um valor mais justo, facilitando o orçamento familiar. As famílias pernambucanas poderão iniciar o ano que vem com um IPVA mais barato. Além disso, o parcelamento será em até dez meses, os mototaxistas estarão isentos e também está estabelecido um parcelamento maior para os que estão em dívida”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
Outro decreto sobre o IPVA, publicado no último sábado (23), oficializou o calendário de arrecadação, iniciando os pagamentos – conforme a placa – em cinco de fevereiro, com a última parcela, para os que optarem pela divisão nos dez meses, em novembro. Os contribuintes que optarem pelo pagamento em cota única, no mês de fevereiro, terão um desconto de 7%.
A base de cálculo do IPVA dos veículos usados em Pernambuco toma como referência a tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) e será publicada, com a divulgação do decreto dessa quarta-feira, no site da Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco. De acordo com o Governo do Estado, em 2023 a frota de em Pernambuco totalizou 2,9 milhões de veículos. Esse ano, a arrecadação com o IPVA somou aproximadamente R$ 2 bilhões, mas com a redução da alíquota e da tabela FIPE, a estimativa de arrecadação para 2024 prevê uma economia para os motoristas na ordem de mais de R$ 400 milhões.
Para o secretário da Fazenda, Wilson José de Paula, a redução da alíquota vai gerar renúncia de receita, mas espera-se que parte significativa do pernambucano volte a emplacar o seu carro no Estado. “Esperamos mitigar essa renúncia de receita com retorno dos emplacamentos em Pernambuco, bem com a volta das compras de veículos no Estado, de forma que possamos, na verdade, aquecer ainda mais a nossa economia, gerando oportunidade no território pernambucano”, explicou.
Para o pagamento do IPVA, os contribuintes irão receber os boletos em domicílio a partir do dia dois de janeiro de 2024, além de poder contar com a possibilidade de imprimir o boleto pela internet, através do site do Detran.
Fotos: Wallan Max
A noite desta terça (26) foi de celebração na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, com a sessão solene de entrega de Título de Cidadania ao Padre Antônio Márcio Silva de Lima (Padre Márcio), que há 15 anos cumpre sua missão sacerdotal, e destes, destinou vários anos à comunidade católica santa-cruzense, tendo se destacado como pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Aparecida, no bairro Nova Santa Cruz.
A sessão, proposta pelo vereador Flávio Pontes, líder do Governo na Câmara, foi prestigiada por várias autoridades santa-cruzenses, além de representantes de pastorais e comunidades católicas de toda a região, inclusive de fiéis da Paróquia de Sant'Anna, em Gravatá, onde atualmente o Padre Márcio é o pároco.
Emocionado, o homenageado da noite relembrou passagens do seu período de serviços prestados por Santa Cruz do Capibaribe, agradecendo o carinho de todos e revelando também a surpresa de receber, além de seus parentes, cidadãos que se deslocaram de Gravatá até a Capital da Moda, para acompanhar o momento solene.
O vereador Flávio Pontes destacou a amizade que os dois cultivaram ao longo do tempo em que o pároco viveu no município, mantida atualmente, apesar da distância, e citou um episódio em especial, o período da pandemia de Covid-19, onde o Centro Esportivo e Cultural Capibaribe (Cecap), serviu como ponto de testagem e vacinação para a cidade.
Além de pároco da Igreja de Nossa Senhora de Aparecida, em Santa Cruz do Capibaribe, padre Márcio também ajudou a criar a Área Pastoral Santo Agostinho, hoje elevada a paróquia, a Área Pastoral Sta. Rita de Cássia, adquiriu o terreno para a construção da Igreja de São João Batista, no bairro Dona Dom, apoiou o Centro Pastoral Padre Ibiapina, além de ter estruturado a Igreja de Nossa Senhora de Aparecida, com a construção da sua torre e do monumento alusivo à celebração dos 300 anos de devoção da santa no Brasil.
A presença da CEF em Moreno era um sonho dos morenenses, que, apesar de contar com uma casa lotérica, tinham que sair da cidade para resolver situações com o banco. A agência vai oferecer o portfólio de produtos e serviços da Caixa, além dos atendimentos dos programas sociais do Governo Federal.
Ao lado do deputado federal Eduardo da Fonte, o prefeito Edmilson Cupertino comemorou a chegada da primeira agência da Caixa em Moreno. Ele lembrou do quanto o município esperou por esse momento e o quanto os morenenses serão beneficiados. “Desde o início de nosso mandato, que venho tendo conversas com a superintendência da Caixa cobrando a agência da cidade. E graças a Deus, nossa solicitação foi atendida. Agora o que era um sonho, se tornou realidade. Tudo de bom tem acontecido em nossa gestão” vibrou.
Em conversa com o blog, o presidente do PP em Pernambuco, o deputado federal Eduardo da Fonte, garantiu empenho pessoal na pré-candidatura à reeleição de George Duarte (PP), prefeito de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do São Francisco.
George apareceu em primeiro lugar na pesquisa de intenção de votos divulgada na última sexta-feira (22) pelo Instituto DataTrends. O atual gestor do município pontuou no levantamento com índice de 58,3%, seguido pelo ex-prefeito Humberto Medes, que apareceu com 12,8% das intenções de voto.
"É um amigo pessoal e uma estrela do partido no Sertão do São Francisco. George vai contar com todo o apoio do Progressistas para disputar a reeleição em 2024", disse Eduardo da Fonte.
"Santa Cruz do Capibaribe tem todo o nosso apreço, não deixaremos de trabalhar pela cidade um dia sequer do nosso mandato, pois desde 2006 o meu pai destina emendas para lá... São mais de 50 milhões de reais em emendas ao longo de todo esse tempo", disse ele.
Mais adiante Lula citou um versículo bíblico para claramente 'alfinetar' prefeito Fábio Aragão. "Ainda em relação a Santa Cruz, quero citar aqui uma passagem bíblica, que se passa em Mateus, Versículo 7, que é quando ele diz que temos que ter cuidado com os falsos profetas, porque eles vêm em pele de ovelhas mas na verdade são lobos devoradores", falou ele.
Lula ainda citou rapidamente o episódio ocorrido em 2020, quando o PSB local agiu para barrar a então candidatura de Fábio a prefeitura, que acabou sendo mantida por uma articulação e interferência direta de Eduardo da Fonte junto ao diretório estadual do PSB.
De acordo com o relatório, o atual gestor possui a preferência de 35,4% do eleitorado, quase 10 pontos percentuais à frente do segundo colocado, o ex-prefeito José Queiroz (PDT), que pontuou com 26,5%. Em terceiro, aparece o Delegado Lessa, com 15,4%, seguido pelo deputado federal Fernando Rodolfo (PL), com 2,6%.
Armandinho do Acordeon (SD) foi citado por 1,8% dos entrevistados. Raffiê Delon (UB) tem 1,3%. Tonynho Rodrigues, por sua vez, apareceu com 1,1%. E em último lugar, com 0,9%, a deputada estadual Rosa Amorim (PT).
O número de pessoas que disseram que pretendem votar em branco ou nulo foi de 10,1%. Não sabe ou optou por não responder, 4,9%.
A pesquisa possui grau de confiança de 95%. A margem de erro máxima é de 4%.
A governadora Raquel Lyra sancionou na última quinta-feira (22) a lei estadual nº 18.432, publicada no Diário Oficial de sábado, instituindo no âmbito do Estado de Pernambuco o programa Pernambuco Sem Fome. Principal instrumento da gestão estadual para combater a fome e a insegurança alimentar em Pernambuco, o programa é composto por ações como o Mães de Pernambuco, que será o maior programa de transferência de renda do Nordeste já a partir de 2024. O orçamento do Pernambuco Sem Fome, garantido na Lei Orçamentária, também sancionada, é de R$ 469,5 milhões e será destinado às famílias em situação de vulnerabilidade social.
"A gente vai terminando nosso primeiro ano de gestão com esse grande avanço que é a lei do Pernambuco Sem Fome. Teremos o maior volume de recursos da história do Estado para enfrentar de maneira incisiva o mais grave problema social que atinge as pernambucanas e os pernambucanos. Garantir comida na mesa da nossa gente não é apenas fazer justiça social. É assegurar a melhoria de vida das pessoas e a melhoria nos índices de educação e saúde", afirmou a governadora.
O Pernambuco Sem Fome engloba três módulos, sendo eles o Mães de Pernambuco, o Bom Prato e o Programa Estadual de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PEAAF). Compromisso assumido por Raquel Lyra em seu programa de governo, o Mães de Pernambuco é um programa contínuo de transferência de renda, voltado às mães cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico), do governo federal, que tenham renda média abaixo dos parâmetros da extrema pobreza, com filhos na primeira infância (0 a 6 anos). A iniciativa contemplará até 100 mil mulheres dos 184 municípios pernambucanos com a transferência de R$ 300 mensais. O governo publicará o decreto com a regulamentação do programa no início do ano.
A adoção de uma política como o Mães de Pernambuco é corroborada por dados e estatísticas sobre a pobreza e a fome. De acordo com o 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil (VIGISAN), publicado pela Rede PENSSAN em 2022, 19,3% dos domicílios chefiados por mulheres apresentam insegurança alimentar grave contra 11,9% dos lares chefiados por homens.
O programa Bom Prato, objetiva combater a fome e garantir a segurança alimentar da população em vulnerabilidade social a partir da oferta de refeições saudáveis e regulares a pessoas cadastradas no CadÚnico. Ela já está sendo executado por meio do cofinanciamento de cozinhas comunitárias em todo o Estado. "O Governo de Pernambuco triplicou a pactuação de verba para a abertura e manutenção de cozinhas comunitárias, aumentando de R$ 10,9 milhões, em 2022, para R$ 29,2 milhões em 2023. Em 2024, continuaremos apoiando os municípios a abrirem suas cozinhas e em outras ações socioassistenciais", enfatizou o secretário de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas, Carlos Braga. Além das cozinhas, serão instalados restaurantes populares nos grandes centros, a exemplo da Região Metropolitana do Recife.
A meta é que Pernambuco chegue ao total de 156 cozinhas em 154 cidades. Este ano, o Governo do Estado cofinanciou a abertura de 37 novas cozinhas e elevou a rede estadual para 92 unidades, espalhadas em todo o território pernambucano. Esse número irá aumentar no início de janeiro com novas inaugurações.
Fotos: Janaína Pepeu/Secom.
Estrada que representa importante acesso ao perímetro irrigado de Petrolina, no Sertão do São Francisco, a VPE-639 foi entregue totalmente requalificada, nesta terça-feira (26), pela governadora Raquel Lyra.
Utilizada para o escoamento da fruticultura no município e ligando pelo menos cinco projetos de irrigação, a via é estratégica para a economia da localidade.
A requalificação dos 10 km de extensão era aguardada há muito tempo pelos moradores e produtores do município. Paralisada há um ano, a obra foi retomada no último mês de julho com o aporte de R$ 20,7 milhões.
A solenidade de entrega da via contou com a presença de agricultores da região, dos deputados federais Pastor Eurico, Fernando Rodolfo e Lucas Ramos, do deputado estadual Luciano Duque, além de prefeitos e lideranças políticas do Sertão.
"Estamos entregando uma obra de cerca de 10 quilômetros e vamos inaugurar a próxima já em março. Um investimento de R$ 60 milhões, ao todo. Essa entrega beneficia pessoas que moram há anos aqui e agora serão contempladas com um melhor acesso, para poder transitar com mais tranquilidade. Com isso, estamos garantindo mais qualidade de vida, gerando mais empregos e renda para a população pernambucana. Essa era uma obra sonhada há muitos anos e estamos felizes por fazer esta entrega", afirmou Raquel Lyra.
O cronograma previa a entrega da intervenção somente em 2024. Mas a atual gestão avançou nos serviços de recapeamento, pintura e sinalização, entregando antes do prazo inicial. A obra foi iniciada no mês de setembro de 2022, mas foi abandonada. Demanda aguardada pelos moradores, a entrega foi garantida ainda no primeiro ano de gestão Raquel Lyra..
“O que mais importa é que estamos atendendo a quem mora na região e melhorando o deslocamento. Continuamos trabalhando na PE-638, que ficará pronta no próximo ano", apontou o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Diogo Bezerra.
A melhoria viária da VPE-639 representa impacto positivo na economia de Petrolina, como pontuou o deputado federal Lucas Ramos. "A condição que se encontrava a via provocava prejuízo para quem fazia a colheita dos produtos e insegurança no ir e vir", disse. "A obra das estradas atrai negócios, traz conforto para quem circula e mais desenvolvimento. Agradeço a sensibilidade da governadora Raquel Lyra por trazer progresso para nossa região", apontou Guilherme Coelho, ex-deputado federal e assessor especial da governadora.
O deputado estadual Luciano Duque, por sua vez, destacou a retomada do investimento nas estradas estaduais. "Todo o povo do Sertão agradece porque esse é um investimento estratégico. A governadora está assumindo seu compromisso de restaurar nossas estradas", disse. "Essa é uma ação prática de quem vem do Agreste, conhece bem o interior de Pernambuco e valoriza aqueles que trabalham e produzem na região", comentou o ex-deputado estadual Odacy Amorim.
Também presente na cerimônia de entrega da obra, o prefeito de Lagoa Grande, Vilmar Cappellaro, chamou atenção para a geração de desenvolvimento em todo o Sertão do São Francisco. "Há anos que essa obra estava sendo arrastada e agradecemos a governadora por ter tirado do papel. A qualidade da estrada vai trazer mais desenvolvimento para todo o perímetro irrigado, facilitando o escoamento da produção, além de melhorar o deslocamento das famílias envolvidas na pecuária e na agricultura", pontuou.
A obra da PE-638 atende aos 17,8 quilômetros de extensão da via. Iniciada em outubro de 2022, a requalificação foi retomada em julho deste ano e já tem garantidos R$ 39,7 milhões necessários para conclusão. A previsão é de que ela seja entregue em março de 2024.
"Essas obras representam mais trabalho e renda para as famílias que vivem no município e para quem trabalha no campo. Nossa população poderá, agora, trafegar com mais segurança. Parabenizo e agradeço ao Governo do Estado pela iniciativa", disse Lucinha Mota, vereadora de Petrolina.
A entrega também contou com a presença dos secretários estaduais Hercílio Mamede (Casa Militar) e Eduardo Vieira (Gabinete), do diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Rivaldo Melo, dos prefeitos George Duarte (Santa Maria da Boa Vista), Rafael Cavalcanti (Afrânio), Galego de Nanai (Cabrobó) e Josimara Cavalcanti (Dormentes).
Fotos: Janaína Pepeu
Será deliberada a seguinte pauta:
a) Orçamento Financeiro para o ano de 2024;
b) Demais assuntos de interesse dos condôminos, nos limites da lei.
O edital completo está disponível no site do Moda Center, publicado em veículos de comunicação online e impresso e afixado nas dependências físicas do empreendimento.
Participe! Você condômino faz o Moda Center – O maior centro atacadista de confecções do Brasil.
Município que completa 70 anos, terá maratona de entregas, homenagens e apresentações artísticas.
Tradicional missa acontece há 71 anos no Quartel do Derby, área central do município
A governadora Raquel Lyra participou, neste domingo (24), da tradicional celebração natalina no Quartel do Derby, área central do Recife. A gestora acompanhou a Missa de Natal, que foi conduzida pela primeira vez pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson, e também assistiu à apresentação da Banda da Polícia Militar de Pernambuco. A Missa de Natal acontece há 71 anos.
“Tenho a honra de poder estar aqui como a governadora de Pernambuco e aproveitar esta noite de hoje que é o Natal, o nascimento de Cristo. É tempo de celebrar com a família, onde nos reunimos para agradecer pelas bençãos que tivemos durante este ano. Quero desejar a todas as famílias pernambucanas um bom Natal e um ano novo de muita luz com a esperança renovada na construção de um futuro melhor para o nosso Estado”, desejou a governadora Raquel Lyra, nesta véspera de Natal.
O arcebispo de Olinda e Recife também passou uma mensagem de Natal. “Que o Natal deste ano nos inspire verdadeiramente a olharmos para Cristo e, juntos, olharmos para uma humanidade nova e próxima do desejo de Deus”, registrou dom Paulo Jackson.
Também acompanhou a celebração de Natal o ex-governador João Lyra Neto; os secretários estaduais Ivaneide Dantas (Educação e Esportes), Ana Luiza Ferreira (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha), Zilda Cavalcanti (Saúde), Mariana Melo (Mulher) e o coronel Hercílio Mamede (Casa Militar); além do comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Tibério César, e os executivos de Defesa Social, Dominique Oliveira, e da Casa Militar, coronel Manoel de Jesus.
A Prefeitura de Jataúba e a Secretaria de Educação estão em festa, nesta quarta (20/12), foi divulgado o resultado final da 18º edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e pelo terceiro ano consecutivo a cidade tem um medalhista.
Agora em nível nacional, o estudante da Escola Municipal José Higino de Sousa, Victor Augusto da Silva, 14 anos, conquistou a Medalha de Bronze e outra Medalha, a de Prata, na classificação Regional.
E a Escola tem ainda mais motivos para está em festa, além de Victor, mais dois alunos receberam Menções Honrosas, são os estudantes Shayane de Sousa Araújo e Everton Thiago de Moura Araújo, todos do Ensino Fundamental.
Um feito nunca visto na história da educação de Jataúba, Victor já tem uma Medalha de Ouro, uma de Prata nas edições anteriores e agora agrega em seu currículo mais uma Medalha de Prata e outra de Bronze, considerado pelos presidentes da OBMEP, um estudante multimedalhista.
Essa conquista são os frutos colhidos, resultado do trabalho que vem sendo desenvolvido nos três anos da gestão da Prefeita, Cátia Ribeiro e da Secretária de Educação, Roseane Chaves e sua equipe à frente da educação. Um trabalho pautado em alcançar todos os cantos do município com qualidade, equidade e inclusão.
Neste ano, a olimpíada reuniu mais de 18,3 milhões de alunos dos ensinos Fundamental e Médio. Realizada pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), a iniciativa é a maior competição científica do país e alcançou 99,78% dos municípios brasileiros e mais de 55 mil escolas nesta edição.
Os medalhistas nacionais são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) com aulas avançadas para seu desenvolvimento acadêmico.
A nova ponte Santa Maria, que tem sua conclusão prevista para abril de 2024, terá via duplicada, passará a mão dupla e contará com calçada nos dois lados, com proteção para pedestre.
“Essa é uma obra que fica para a história de Moreno. A população da nossa cidade tanto desejou e a requalificação da Ponte Santa Maria agora é uma realidade”, disse o deputado parabenizando o prefeito.
O prefeito Edmilson ainda levou o deputado para conhecer a decoração natalina da cidade e receber o carinho da população de Moreno.
O ator José Loreto está se preparando para fazer o papel principal no espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém e nao vê a hora de su...